Associação Comercial alerta sobre golpe do “limpe seu nome”

Compartilhe em suas redes sociais:

Os consumidores com dívidas, inscritos em algum serviço de proteção ao crédito e que desejam renegociar seus débitos, devem redobrar os cuidados para não caírem em golpes. A Associação Comercial (ACE) registrou, durante toda a semana, casos onde consumidores foram enganados por supostos representantes da Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), oferecendo descontos em dívidas e parcelamentos. Em alguns casos, houve até a emissão de um boleto para que o consumidor que estava sendo lesado “pudesse quitar seus débitos”.

“Algumas pessoas relataram receber uma ligação identificada como se fosse algum representante do SCPC, oferecendo descontos para quitar suas dívidas. Alguns consumidores fizeram o acordo pelo telefone e, ao nos procurar, confirmamos que o boleto não era da Boa Vista SCPC. É preciso ficar atento para este tipo de situação”, afirmou Raphael de Padua Medeiros, gerente da Associação Comercial.

Ele também destacou que o SCPC não faz em contato com os consumidores sobre renegociações de dívida, pois a empresa opera somente com a administração das bases de dados de informações financeiras. Raphael explicou também que casos de renegociações de dívidas deverão ser feitos diretamente nas empresas credoras ou mesmo na sede da Associação Comercial, mas “nunca por telefone ou e-mail”.


SITES MILAGROSOS

Raphael também chamou a atenção sobre diversos sites e serviços online que prometem limpar seu nome sem a necessidade de pagamento de dívidas. “A maior parte deles utilizam expedientes ilegais, envolvendo até práticas criminosas”, explicou. “O nome e o CPF podem realmente ser excluídos das listas de restrições por um curto período de tempo, mas como os sistemas dos órgãos de proteção ao crédito são estruturados para evitar este tipo de ocorrências, logo as restrições serão restabelecidas de forma automática”, pontuou Raphael.

Além disso, para averiguar como aconteceu a exclusão indevida, será aberta uma ocorrência policial que envolverá o nome do “excluído” como possível mandante de crimes. “Ou seja, além de acabar não tendo o nome limpo, terá um sério problema com a polícia e a justiça. Não existem formas milagrosas para limpar o nome e excluir o próprio CPF das listas de restrições dos órgãos de proteção ao crédito”.


COMO REALIZAR ACORDOS E CONSULTAR SEU NOME

O consumidor interessado em realizar a consulta ao seu CPF tem duas opções: acessar o site www.consumidorpositivo.com.br e realizar seu cadastro, ou procurar a sede da Associação Comercial, situada na Rua São João, 237, com seu CPF e um documento com foto (RG ou CNH). Em ambos os casos, a consulta é gratuita e caso algum dos credores seja uma das empresas que autorizam a renegociação diretamente na ACE, o consumidor pode avaliar propostas disponíveis para quitar a dívida.

Leia também