IBGE: manutenção do poder aquisitivo gera salto nas vendas

Compartilhe:

15/04/2010 | 11:44 h

A manutenção do poder de compra dos consumidores, com o reajuste do salário mínimo, impulsionou as vendas do segmento de hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo, que tem maior peso na pesquisa mensal de comércio do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Foi registrado um aumento de 3% nas vendas em fevereiro na comparação com janeiro – a maior expansão desde setembro de 2007.
Esse foi um dos principais motores do crescimento das vendas do varejo em fevereiro, que subiram 1,6% em relação a janeiro e 12,3% em relação a fevereiro do ano passado.

Para o técnico da coordenação de comércio e serviços do IBGE, Reinaldo Pereira, houve um "crescimento mais consistente" das vendas em fevereiro. Elas registram alta de 11,3% no bimestre e, nos últimos 12 meses até fevereiro, incremento de 6,9%. "Isso reflete o aquecimento da economia, mas também uma base de comparação deprimida de fevereiro de 2009."
Pereira lembrou que, mesmo com os efeitos da crise financeira internacional, sentidos no ano passado, o varejo continuou registrando crescimento nas vendas, ainda que em ritmo menor do que em 2008. Agora, segundo ele, "a crise parece ter sido mesmo deixada para trás pelo setor".




VÍDEO DESTAQUE


São João tem tudo para quem você ama!

O presente para quem você ama está em São João da Boa Vista! Os melhores restaurantes, opções de lazer e o maior centro comercial da região. E tudo isso, pertinho de você!

São João da Boa Vista tem de tudo!

Aqui você encontra sempre uma opção de eventos, turismo, entretenimento, cultura, artes e e o maior centro comercial da região!

QUERO ME ASSOCIAR


A Associação Comercial é uma entidade que visa, entre outros objetivos, o fortalecimento de toda a classe empresarial de São João da Boa Vista. Preencha os dados abaixo e aguarde o contato de nossos consultores: