Micro e pequenas empresas lideram queda nos pedidos de falência

Compartilhe:

08/04/2010 | 09:15 h

Ao comparar o primeiro trimestre de 2010 com o mesmo período de 2009, mostrou uma queda de 50,2% nas recuperações judiciais requeridas e de 4,2% nas falências requeridas. Estes recuos decorrem da comparação entre duas conjunturas econômicas opostas: nos primeiros três meses deste ano, o país passa por forte crescimento, enquanto que no mesmo período de 2009, a economia experimentava o momento mais crítico da crise financeira global.

Vale ressaltar que, com relação às falências requeridas, a queda foi mais acentuada entre as micro, pequenas e médias empresas. Nas grandes empresas, registrou-se um aumento de 6,9% no número de falências requeridas, referente às companhias exportadoras que encontram dificuldades em gerar receitas devido ao fraco crescimento da economia global e ao real valorizado. As dificuldades das empresas exportadoras também aparecem na comparação entre as falências decretadas durante os três primeiros meses de 2010 e de 2009. As médias empresas são as únicas que apresentam evolução, dados os entraves para exportar e também em obter crédito, dado que os recursos para pessoas jurídicas ainda não retornaram aos patamares pré-crise

Na composição mensal, março de 2010 comparado a fevereiro do mesmo ano, há crescimento na maior parte dos indicadores, por conta do maior número de dias úteis no terceiro mês do ano (23), contra 18 em fevereiro. É importante notar que, em março de 2010, foi registrado o menor volume de falências requeridas e decretadas para o terceiro mês do ano desde a promulgação da Nova Lei de Falências em 2005, confirmando assim que a economia está a todo vapor, com as empresas na mesma direção.




VÍDEO DESTAQUE


São João tem tudo para quem você ama!

O presente para quem você ama está em São João da Boa Vista! Os melhores restaurantes, opções de lazer e o maior centro comercial da região. E tudo isso, pertinho de você!

São João da Boa Vista tem de tudo!

Aqui você encontra sempre uma opção de eventos, turismo, entretenimento, cultura, artes e e o maior centro comercial da região!

QUERO ME ASSOCIAR


A Associação Comercial é uma entidade que visa, entre outros objetivos, o fortalecimento de toda a classe empresarial de São João da Boa Vista. Preencha os dados abaixo e aguarde o contato de nossos consultores: